segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Empadão de couve-flor

Lembram-se da carne picada da semana passada? A carne que sobrou do recheio das beringelas e lasanha? Cuja receita está aqui. Pois é, congelei uma tupperware e como esta semana me deu um pouco de preguiça resolvi usá-la e fazer empadão! Gosto tantoooooo!
Obviamente que prefiro o tradicional empadão de batata (com puré de batata) mas há que consumir hortaliças e diga-se que couve-flor cozida é horrível (pelo menos para mim). Odeioooo Odiava couve-flor! Agora passei a gostar. Transformando-a em puré!

Como faço então o puré de couve-flor?

1 couve-flor média (só a parte branca)
1 caneca de leite (uso sem lactose)
1 colher de sopa de manteida líquida (podem não colocar)
1 ovo
queijo ralado a gosto
noz-moscada q.b.
sal q.b.


Utilizei a minha fiel companheira Cuisine Companion. Mas podem fazer de forma tradicional.

1º Cozer a couve-flor. Coloquei a couve-flor a cozer a vapor enquanto fazia o caldo verde (em breve partilharei a receita). 
2º Triturar a couve-flor, acrescentando o leite, o ovo, a manteiga e a noz-moscada. Triturei durante 2 min e com o acessório triturador.
3º Trocar o acessório triturador pelo batedor para o puré ficar mais "cremoso". Acrescentei nesta altura queijo ralado ( a gosto) e rectifiquei os temperos (sal e noz-moscada). Bati durante 30 seg, velocidade 4. 



De seguida foi só colocar o puré num tabuleiro e intercalar com a carne picada com cogumelos. Por cima coloquei mais queijo ralado e levei ao forno a gratinar.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Após algum tempo ausente e a pedido de alguma "famílias" cá estou de regresso! Desta vez, e para não variar muito, algo simpl...