sábado, 5 de agosto de 2017

Quiches (sem base)

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa muito simples e prática. No que se refere a preparar refeições gosto muito de fazer várias coisas ao mesmo tempo de modo a ter uma semana mais leve na cozinha (embora haja dias em que cozinhar seja o meu momento de relax!). 
Normalmente quando ligo o forno, aproveito e faço uma quiche. Posso não consumi-la logo mas divido em 4 porções, embalo em papel de alumínio (depois de fria) e congelo. Assim tenho sempre algo para um dia em que não apetece fazer nada, é só deixar a descongelar e voilá!

As quiches são sempre uma opção para uma refeição mais leve, para acompanhar uma sopa ou mesmo só com uma salada e está o assunto resolvido! São muito rápidas e fáceis de fazer e não se suja praticamente loiça nenhuma.
São práticas para levar na marmita para o trabalho e não é necessário aquecer (eu prefiro comê-las frias, no verão) e são também uma excelente opção para levar para a praia.




1/4 de Quiche de atum e cogumelos com arroz e pepino (uma refeição)


Podemos fazê-las com diversos ingredientes: cogumelos, espinafres, alho francês, courgette, frango, fiambre, atum, milho, pimento, queijo, etc etc etc....

A base é sempre a mesma: ovos! Deixei de comprar as massas folhadas e quebradas para fazer as quiches. Sabem bem mas contém uma lista infinita de ingredientes menos bons para a nossa saúde. 
Experimentem estas receitas e digam-me se não é bom! ;)


Vamos a algumas receitas:

Quiche de atum, courgette e cogumelos



1 lata de atum em água
1 lata pequena de cogumelos ou cogumelos laminados frescos ou congelados a gosto
1/2 courgette cortadas em cubos
6 ovos
100ml de leite (usei sem lactose) - maior parte das vezes não coloco leite!
sal q.b.
pimenta q.b.
mistura de ervas aromáticas q.b. (tomilho, alecrim, oregãos,...) podem substituir por salsa ou coentros


Bater muito bem os ovos com o leite (se utilizarem, o sal, e o temperos). Adicionar os restantes ingredientes e deitar numa forma de silicone. Levar ao forno até estar douradinha, cerca 30 min 190ºC (pode variar de forno para forno).



Quiche de bacalhau e espinafres 

Não sou grande apreciadora de bacalhau mas tento arranjar formas de o consumir e desfiado é uma delas. Como tinha cozido uma posta e desfiei para fazer uns pastéis de bacalhau (mais tarde coloco a receita), aproveitei o que sobrou para fazer esta quiche.





Nesta utilizei espinafres, delícias do mar e bacalhau. Não coloquei leite. Por cima polvilhei com vários tipos de sementes (sésamo, girassol e linhaça).

Também ficam igualmente boas com queijo ralado por cima. Faz lembrar pizza!


Experimentem! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Após algum tempo ausente e a pedido de alguma "famílias" cá estou de regresso! Desta vez, e para não variar muito, algo simpl...