sábado, 5 de agosto de 2017

Leite, precisaremos mesmo dele?


O que é o Leite?


Todos sabemos o que é o leite. Já todos bebemos, aquele líquido branco, produzido pelas glândulas mamárias das nossas mães. Bebemo-lo porque somos incapazes de digerir outros alimentos, sendo portanto, a principal função do leite nutrir. O leite protege o trato gastrointestinal dos bebés.



Mas mais nenhum mamífero consome leite após a amamentação! Só nós, humanos!  E talvez por insistir-mos em consumir leite em adultos, tenhamos mais dificuldade em digeri-lo. Na idade adulta o indivíduo raramente tem lactase (a enzima que catalisa a hidrólise da lactose em glicose e galactose) o que torna a digestão do leite complicadas. Cerca de 70%  da população adulta mundial apresenta intolerância à lactose. 
O leite de vaca potencia certas patologias como colites, flatulência, diarreia, desconforto abdominal, doenças alérgicas (asma, bronquite e rinites), dores musculares e articulares, dermatites, enxaqueca e arteriosclerose, entre muitas outras.




Será que precisamos mesmo de consumir leite? Não ficamos com falta de cálcio? Esta é uma das eternas dúvidas!

Mas não,não necessitamos de leite porque há na natureza outros produtos com tanto ou mais cálcio que o leite. Querem ver?

Leite - Cálcio 125 mg /100gr

Sementes de chia 631 mg/ 100gr
Tofu 350mg/100gr
Alga Hijiki 1400mg/100gr
Sardinha enlatada 500mg/ 100gr
Açaí 236mg/200gr
Amêndoas 254mg/100gr
Agrião 168mg/ 100gr
Espinafres 160mg/100gr
Sementes de Sésamo 400mg/100gr
Aveia 300mg/ 100gr
Linhaça 200mg/ 100gr
Couve 130mg/ 100gr
Entre muito outros!







Portanto, ainda acha que precisa de leite, para ter dose diária recomendada de cálcio (1000mg/dia, segundo a Associação Nacional contra a osteoperose e para um adulto)?


Eu comecei por detectar que havia algo na minha alimentação que me provocava mal estar, naúseas, gases e barriga inchada. Depois de muito insistir (testando e retirando alimentos) pois pensava que poderia ser intolerância ao glutén, houve um dia em que fiz um rastreio (o qual não me recordo o nome) e foi-me dito que teria uma intolerância à lactose. A partir daí comecei a diminuir o consumo de lacticínios, sobretudo o leite que adorava, iogurte nunca gostei e queijo também não sou grande fã (só consumos derretido e tem que ser mozzarela) e os sintomas desapareceram! Comecei a consumir leite sem lactose e posteriormente leites vegetais. 

Hoje em dia bebo o meu "copo de leite" ao pequeno-almoço, bebida de aveia caseira. 
Já experimentei leite de coco mas acho muito enjoativo. Soja não aprecio e os restantes ainda não tive coragem para experimentar pois não são (ou era) grande fã de frutos secos (amêndoa, avelã, arroz, etc..)





Um dia destes irei dizer-vos como faço "o meu leite", a minha bebida de aveia caseira.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Após algum tempo ausente e a pedido de alguma "famílias" cá estou de regresso! Desta vez, e para não variar muito, algo simpl...