domingo, 6 de agosto de 2017

Barrinhas de frutos vermelhos


Fruta é algo indispensável na minha cozinha. Existem n variedades, é prático de comer, podemos comer a qualquer hora do dia, é saudável, e alguma bem docinha, matando aquele desejo por um doce. 
Devemos comer várias quantidades de fruta e legumes por dia mas há dias em que não nos apetece comer só uma maçã, ou uma banana, apetece-nos algo diferente. 





Há nutricionistas que aconselham a comer às refeições e outros fora das refeições. Eu gosto de comer a fruta fora das refeições até porque assim consigo resistir ao pão, bolachas, bolos e afins. Uma peça de fruta é bem mais saudável! Costumo levar sempre fruta para o trabalho para os meus lanches, quer a meio da manhã, quer à tarde. 
Agora no verão e como há uma grande variedade de frutas consigo comer só a fruta sem me enjoar, mas no inverno é mais complicado pois acabo por comer sempre maçã, pêra e banana e ao fim de 2 dias já estou cansada.

Esta é uma versão que podemos dar às frutas: barrinhas! 
Não há barrinhas de frutas melhores que as caseiras. E não dão trabalho nenhum! Podem-se preparar ao fim-de-semana e ir consumindo durante a semana. 




Normalmente tenho sempre frutos vermelhos congelados. Compro aqueles sacos que existem à venda nos hipermercados (no lidl e no pingo doce há). Além de sair mais económico a fruta aguenta mais tempo e conseguimos ter frutos vermelhos fora da época.


Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes (em especial o mirtilo, a groselha e a acerola, são a melhor fonte de antioxidantes) anti-envelhecimento neutralizam a acção dos radicais livres e melhoram a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes pelo corpo, o que contribui para ter um rosto rejuvenescido. Por outro lado, protegem contra os efeitos nocivos do sol, um dos responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele. Diminuem o risco de cancro e alivia os sintomas das alergias e fortalecem os nossos olhos e a pele pois contém betacaroteno.


Romã


Vamos à receita? Esta receita foi inspirada no blog dicasdeumadietista:


Ingredientes

· 50 g Flocos de aveia integrais

· 25 g Frutos vermelhos - coloquei num robot até formarem uma pasta, mas deixando alguns pecados

· 20 g Óleo de coco

· 20 g Mel


as minhas barrinhas (desculpem a qualidade da foto)


Preparação

1. Numa taça misturar todos os ingredientes e mexer bem;

2. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e calcar bem com um garfo ou parte de trás de uma colher;

3. Levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 15 a 20 minutos;

4. Deixar arrefecer e colocar durante 10 minutos no frigorífico;

5. Retirar do frigorífico e cortar em várias barras.


Eu coloquei dentro de uma caixa hermética dentro do frigorífico e fui consumindo durante a semana.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Após algum tempo ausente e a pedido de alguma "famílias" cá estou de regresso! Desta vez, e para não variar muito, algo simpl...