sábado, 16 de setembro de 2017

Preparar refeições e poupar tempo (e dinheiro)

Se há coisa que gosto é de cozinhar. Mas também gosto muito de descansar, relaxar, estar com os amigos, passear, ver televisão, ler um livro, etc... e como o meu horário de trabalho é chato (9h30-13h, 15h -19h e sábados 9h30-13h) quando chego a casa muitas das vezes já não apetece fazer comida, principalmente agora que vai começar o inverno e só apetece estar no sofá com uma mantinha a "pastelar".
Vai daí e tenho que gerir muito bem o tempo. Se não for assim não tenho tempo para fazer o que mais gosto. Por isso, prefiro passar 2h-3h na cozinha ao fim-de-semana mas ter os serões livres! 
E como faço eu para conseguir? Muito simples!  

1º Verificar o que há no frigorífico e congelador
2º Fazer um "menu" semanal
3º Fazer a lista de compras do que falta para completar o "menu"
4º Planear as refeições que são para fazer no forno e fazê-las ao mesmo tempo para aproveitar o calor e assim também se poupam alguns €

Normalmente faço pelo menos 1 sopa por semana. Faço logo uma panela grande. Deixo uma tupperware para os 2 primeiros dias e congelo mais 2 (1 para comer nos outros dias da semana e 1 para reserva).

De seguida penso no que me apetece e no que posso fazer com as "sobras". Imaginem, carne no forno com batatas. Ao mesmo tempo que a carne assada, aproveito e coloco uns legumes a assar, uns douradinhos ou uns pasteis de bacalhau, que acompanho com a sopa. Dessa carne assada, possivelmente não irei comê-la toda e então aproveito a carne (desfiada) para uma quiche ou para um empadão, ou para rechear uma courgette ou uma beringela. Assim nada se desperdiça e tudo se transforma! ;)


Eis o "menu" desta semana:

Lasanha de courgette
Beringelas recheadas com frango e cogumelos
Quinoa com tomate e beringela
Bifinhos de perú recheados com queijo e fiambre



Tudo isto foi feito na minha fiel companheira (Cuisine Companion (CC), uma prima da Bimby). É uma grande ajuda no meu dia-a-dia e sem dúvida indispensável!

Enquanto a carne cozinhava aproveitei para cortar legumes para a sopa noutro robot de cozinha e colocar em sacos de congelação. Mais um truque que uso. Cortar legumes e congelar. Assim quando precisar de sopa é só escolher os legumes e colocar na CC.

Durante a semana partilharei convosco as receitas.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Após algum tempo ausente e a pedido de alguma "famílias" cá estou de regresso! Desta vez, e para não variar muito, algo simpl...