terça-feira, 17 de outubro de 2017

Açorda de Maruca (à minha maneira)

"É água a ferver, coentros e alho". É a bela da açorda!


Como já disse diversas vezes não sou grande apreciadora de bacalhau.
Açorda, um prato tipicamente alentejano, é um dos pratos preferidos lá em casa. Mas temos "a nossa" açorda. Não é "pão molhado" (como uma amiga minha diz), nem "papas de pão" (como me parece a mim). Nós fazemos com "sopas migadas" (pedaços de pão), leva batata e ovo. Tradicionalmente a minha mãe coloca bacalhau e para mim pescada.
Desta vez adaptei a receita da minha mãe com maruca e para a Cuisine Companion.



Ingredientes:
2 postas de maruca
1 batata
1 ovo
delícias do mar
camarão ou miolo de camarão
2/3 fatias de pão alentejano (de preferência duro)
Coentros
2 dentes de alho
azeite q.b.
Água a ferver



Comecei por cozer as postas de maruca e a batata. P1 slow cook, 20 min.
Entretanto fui fazendo o "refogado" da açorda, numa tigela grande. Juntar os coentros, o alho e o azeite e "esmigalhar" muito bem (com um pilão). Começa a deitar um cheirinho óptimooooooo.... Miga as sopas (o pão).
Depois do programa terminar, acrescentar o ovo, as delícias do mar e o camarão (quantidade a gosto) e deixar cozinhar durante 3-5 min.
Deitar o cozinhado na tigela que tem o refogado e desfrutar desta iguaria :)









Sem comentários:

Enviar um comentário

Após algum tempo ausente e a pedido de alguma "famílias" cá estou de regresso! Desta vez, e para não variar muito, algo simpl...